- O que preciso para realizar a inscrição no Exame Classificatório?
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site selecao.ifpi.edu.br, ler o edital, ir ao formulário de inscrição, informar seus dados – dentre eles os números de RG e CPF – escolher um Campus e um curso de interesse. Quando finalizar essas etapas, deve imprimir o boleto bancário para o pagamento da inscrição.
- Posso pagar a taxa de inscrição em qualquer banco?
Não. A taxa de inscrição só pode ser paga no Banco do Brasil ou seus correspondentes bancários até 18 de junho.
- Fiz a inscrição e verifiquei um erro. O que fazer?
É importante que você fique atento na hora de preencher todos os dados, principalmente a opção de curso e de campus. Caso tenha verificado algo errado, você deve ignorar a primeira inscrição e fazer uma nova inscrição. Depois que verificar que está tudo correto, faça o pagamento dessa segunda inscrição.
- Fiz a inscrição, mas agora quero alterar o curso escolhido. É possível realizar nova inscrição?
Sim, é possível. Em caso de duas inscrições realizadas, valerá somente a que for paga.
- Já paguei a inscrição, mas mesmo assim desejo mudar meu curso ou escolher outro campus. É possível?
Sim, é possível. O candidato deverá realizar uma nova inscrição e pagar o novo boleto. O valor da inscrição anterior não será devolvido. Nesse caso, apenas a última inscrição paga tem validade.
- A reserva de 50% das vagas para alunos egressos de escolas públicas vale para todos os cursos?
Sim. Em cada curso, pelo menos, metade das vagas deverão ser ocupadas por estudantes que cursaram a vida toda em escola pública.
- Caso faça a opção por uma das cotas, como posso comprovar?
Todas as documentações comprobatórias devem ser entregues no ato da matrícula dos aprovados.
-
Escola pública: você precisa entregar declaração ou certificado constando que estudou a vida toda em escola pública;
-
Renda familiar: você deve comprovar rendimentos conforme item 4.6.2 do edital;
-
Pessoa com deficiência: você deve entregar laudo médio, constando CID.
Não se esqueça de que a comprovação da identificação étnico-racial (preto, pardo ou indígena) é feita mediante autodeclaração. Em outras palavras: basta que o candidato se identifique como pertencente à etnia declarada no ato da inscrição.
- Não possuo computador nem internet. Como posso realizar minha inscrição?
Você pode fazer sua inscrição utilizando um computador e a internet do campus do IFPI mais próximo de você. Procure a Comissão Organizadora Local. Veja os endereços e os horários no anexo I do edital.
- Preciso de atendimento especial. Como devo solicitar?
O candidato que necessitar de condição especial para a realização da Prova Objetiva deve formalizar seu pedido por meio de preenchimento do formulário constante no Edital. O formulário deve ser entregue, via protocolo, no Campus de realização da prova, conforme Anexo I, no período de 21 de maio a 15 de junho de 2018, anexando laudo médico emitido nos últimos doze meses, constando o CID, datado, carimbado e assinado pelo médico especialista.
- Perdi minha carteira de identidade. Posso realizar a prova com outro documento?
Sim. Você deve levar no dia da prova um documento oficial com foto (carteira de motorista válida ou carteira de trabalho, por exemplo). Se você informou o RG e depois perdeu, pode apresentar outro documento oficial com foto e o Boletim de Ocorrência (BO) da perda emitido há, no máximo, 30 dias anteriores à data da prova.
- O que são vagas remanescentes?
Vagas remanescentes são vagas que não foram preenchidas. Elas deverão ser redistribuídas, levando em consideração os sistemas de cotas ou ampla concorrência.
- Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição?
Todos os candidatos que estão cursando a 1ª, 2ª ou 3ª do Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio, conforme o caso, em escola da rede pública de ensino e que se declararem impossibilitados de arcar com o pagamento da taxa.
Nessa situação, o candidato precisa comprovar que:
OU
É necessário primeiro fazer inscrição no site, marcando a opção “ISENTO”. Depois, você deve levar a documentação ao Campus, no período de 17 a 30 de maio, e aguardar o resultado com nomes dos ISENTOS que será divulgado dia 07/06. Se a solicitação for aceita (deferida), a inscrição já está confirmada. Se a solicitação não for aceita (indeferida), é necessário fazer nova inscrição com a opção normal, gerar boleto e efetuar pagamento.
- O que são cursos técnicos de nível médio subsequente e concomitante?
Caso a oferta seja feita para curso TÉCNICO SUBSEQUENTE, o aluno deverá obrigatoriamente ter concluído o ensino médio.
Nos caso em que sejam ofertadas vagas para CONCOMITANTE/SUBSEQUENTE, podem concorrer tanto alunos que ainda estão cursando o ensino médio (1ª, 2ª ou 3ª séries) que é o caso do CONCOMITANTE ou que já concluíram o ensino médio (SUBSEQUENTE).
No caso do concomitante, o aluno deverá continuar estudando na sua escola de origem e fará apenas a parte técnica profissional no IFPI.
Dúvidas? Entre em contato.